Jurassic Park 3

Jurassic Park III (No Brasil, Jurassic Park 3 e em Portugal, Parque Jurássico III) é um filme estadunidense de ficção científica e aventura lançado originalmente em 18 de julho de 2001 nos cinemas estadunidenses. É a continuação de The Lost World: Jurassic Park, de 1997. Foi dirigido por Joe Johnston e produzido por Steven Spielberg, Kathleen Kennedy e Larry J. Franco. Este filme, faz parte da franquia Jurassic Park, sendo o terceiro filme desta. Foi o primeiro da saga que não foi dirigido por Steven Spielberg.

O filme é baseado nas obras literárias de Michael Crichton — O Parque dos Dinossauros e Mundo Perdido —, contendo cenas e personagens destes.


Enredo

O enredo do filme gira em torno de uma nova visita de Alan Grant aos dinossauros do Jurassic Park. Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com estes dinossauros — vivos —, Grant continua dedicando sua vida a ao estudo sobre eles, e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos velociraptores. Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul Kirby e Amanda Kirby — dois supostos milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna —, que querem a companhia de Grant nesta excursão. Porém, durante o passeio, Alan descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a ilha para procurar seu filho Erik, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes. Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o Tirannossaurus — o antagonista dos dois primeiros filmes da saga —, o spinosaurus.

Elenco

Sam Neill: Alan Grant
William H. Macy: Paul Kirby
Téa Leoni: Amanda Kirby
Alessandro Nivola: Billy Brennan
Trevor Morgan: Erik Kirby
Michael Jeter: Sr. Udesky
John Diehl: Cooper
Bruce A. Young: M.B. Nash
Laura Dern: Ellie Sattler

Premiações e Indicações

Indicado

Prêmio Saturno 2002 (EUA)
Recebeu uma indicação, na categoria Melhor Filme de Ficção Científica.
Recebeu uma indicação, na categoria Melhores Efeitos Especiais.

Golden Trailer Awards 2002
Recebeu uma indicação, na categoria Melhor Horror/Thriller.

Motion Picture Sound Editors 2002 (EUA)
Recebeu uma indicação, na categoria Melhor Edição de Som - Efeitos & Foley.

Satellite Awards 2002
Recebeu uma indicação, na categoria Melhor Som.
Recebeu uma indicação, na categoria Melhor Efeitos Visuais.

Ganhou

BMI Film & TV Awards 2002
Prêmio BMI Film Music para Don Davis e John Williams.

Bogey Awards 2001 (Alemanha)
Prêmio melhor trabalho em água para Laura Lee Connery, Stanton Barrett, Cinda-Lin James e Norman Howell.

World Stunt Awards 2002
Prêmio Bogey Award in Gold.

Produção

Jurassic Park 3 é o primeiro filme da série em que Steven Spielberg não é o diretor. Neste filme Spielberg ocupa apenas o posto de produtor.

Antes da definição do roteiro a ser utilizado em Jurassic Park 3 outros dois roteiros foram descartados pelo diretor Joe Johnston. O primeiro narrava a história de seis adolescentes perdidos na Ilha Sorna, enquanto que o segundo envolvia uma aventura familiar e foi descartado restando apenas 5 semanas para o início das filmagens.

Antes de ter o título definido, Jurassic Park 3 poderia ter se chamado: Jurassic Park 3 - The Extinction, Jurassic Park - Breakout e Return to the Island - Jurassic Park 3.
É a 204ª maior bilheteria de todos os tempos, com mais de US$368 milhões de dólares arrecadados.

Um comentário: